Ação de formação para docentes e investigadores

Avaliação para a Aprendizagem: Conceitos e Práticas

Sala 8.2.02, Ciências ULisboa
Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar
Unsplash - Headway

Por Márcia de Freitas Vieira.

As práticas de avaliação no contexto do Ensino Superior têm sofrido mudanças nos últimos anos, especialmente, no que se refere aos seus propósitos e estratégias. A avaliação para a aprendizagem constitui uma dessas principais alterações. No entanto, a prática avaliativa ainda utiliza predominantemente a prova escrita individual, que embora seja um importante método para avaliar a compreensão do aluno e sua capacidade de apreensão do conteúdo de forma individual, dificilmente se corresponde com as melhores práticas de educação. No processo avaliativo, considerando a diversidade de aprendizagens em sala de aula, é importante utilizar vários instrumentos e estratégias didáticas para avaliar. Por isso, a importância de refletir e debater questões relacionadas, não só com o conceito de avaliação, as suas funções e modalidades, mas principalmente, com a sua influência nas aprendizagens dos estudantes e nas práticas dos professores. Neste sentido, o principal objetivo desta formação é propiciar aos docentes, elementos teóricos e práticos acerca de estratégias e instrumentos de avaliação inovadoras, mais participativas e democráticas, e, sobretudo, formativas, que contemplem a diversidade de perceções de aprendizagem dos alunos.

 

Conteúdos a abordar:

  • Conceções, modalidades e funções da avaliação
  • Avaliação Formativa
  • Estratégias e ferramentas para avaliação

Datas:

  • 04 de junho, das 10 às 18h
  • 05 de junho das 10 às 13h
  • Duração: 9.0 horas

Link para inscrição:

Gabinete de Desenvolvimento Académico e Formação | Ciências ULisboa
Título/data/local/oradores do evento

Join us for ‘Shaping Tomorrow’s Intelligence’ where we will discuss some of the important choices we have in determining the future of AI.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Páginas